• Mak

O Diálogo de Segurança não pode ser mera formalidade

O dia de trabalho vai começar e o grupo se reúne no momento inicial da rotina de manutenção para fazer o DSS. Alguns animados e participativos enquanto outros apenas como expectadores esperando esse momento passar. Como fazer ser um momento eficaz?





É preciso enxergar que esse momento inicial do dia, sendo bem utilizado, bem explorado, pode ser uma ferramenta a favor da proteção e segurança do executante naquele dia. Alguns utilizam o momento para contar uma história, outros para ler um procedimento, outros para falar sobre assuntos atuais na sociedade, entre outros tópicos.


O que trago como sugestão é, primeiramente, trazer a atenção de todos. Procurar não deixar ninguém disperso, olhando para outro lado ou com conversa paralela. Após isso, explore com a equipe, quais serão as atividades que serão executadas naquele dia (e todo dia tem atividades), quantas duplas, trios ou grupos serão divididos e quais as atividades que serão feitas. Por exemplo, um grupo vai trocar o motor diesel de um equipamento, outro grupo vai atuar na preventiva de um trator, outro vai continuar com a corretiva do caminhão que parou no turno anterior e outro vai atender emergência em campo.


Cada grupo em sua atividade tem os riscos de acidente que vão encontrar. Troca de motor vai envolver içamento de carga, a preventiva de trator vai exigir drenagem e troca de fluidos, a corretiva de um caminhão pode envolver um risco de bloqueio ou prensamento de membros e um atendimento em manutenção no campo tem o risco associado a veículos, como colisão por exemplo.


Explore com os colegas ou liderados quais os riscos que eles vão encontrar no dia e como podem ficar atentos e se prevenir, estimule eles a listarem alguns riscos que podem encontrar. Esse cenário diariamente pode ser discutido.


Explore com os colegas ou liderados quais os riscos que eles vão encontrar no dia e como podem ficar atentos e se prevenir, estimule eles a listarem alguns riscos que podem encontrar. Esse cenário diariamente pode ser discutido.

Reflita como pode trazer isso para sua realidade, pense nos riscos e consequências das escolhas, não deixe a reunião se estender, a proposta é que seja eficaz, na mensagem e no tempo. Reforce a atenção e proponha o compromisso diário de terminar suas atividades e

voltar seguro para casa . Espero que tenha se inspirado!


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo