• Mak

Manutenção - A injustiça e a sua missão

Atualizado: Jun 27


Existe, sim ainda existe, comentários injustos que apontam a manutenção como um mal necessário, por gastar muito e parar a produção em alguns momentos. Esse pensamento não agrega valor na cadeia produtiva e precisa ser completamente reformulado.



Podemos definir manutenção como sendo a realização de ações para manter máquinas ou equipamento em funcionamento, disponibilizando o mesmo para produzir até o fim de seu ciclo de vida. Repare que a palavra é MANTER. Quando falamos em manter, falamos de um aspecto mais amplo do que consertar, é disponibilizar de forma confiável.

Quando falamos em manter, falamos de um aspecto mais amplo do que consertar, é disponibilizar de forma confiável.

Se fizermos uma comparação com o nosso corpo, a melhor máquina construída, a manutenção aplicada de forma correta não seria a ida ao hospital quando estiver se sentindo mal (corretiva), mas seria o hábito de exercícios físicos e boa alimentação (preventiva) associados ao checkup geral de exames, feito uma vez por ano (preditiva). Consegue enxergar que se não aplicar a rotina de manutenção você corre o risco de reduzir o tempo do seu ciclo de vida? Pois então, essa é a missão da manutenção, manter a máquina em bom funcionamento!


Voltando para as máquinas, o custo para manter um equipamento ou uma frota disponível, está associado à qualidade e organização dessas rotinas, se tiver uma estrutura em que a equipe de trabalho seja qualificada, motivada, bem orientada com uma rotina bem definida, utilização de peças de qualidade e ferramentas adequadas, certamente terá um custo bem enxuto. E não podemos esquecer que o operador é peça fundamental para a saúde e custo de manutenção da máquina.


Da próxima vez que alguém quiser menosprezar a atividade de manutenção, ou o profissional que trabalha nessa atividade, esclareça e traga luz para os pensamentos dessa pessoa, afinal de contas, trazendo novamente para o paralelo da saúde, você pode até não gostar ou não fazer exercícios físicos, mas certamente sabe da importância que eles trazem para sua vida. Espero que tenha se inspirado!


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo