• Mak

Otimizando a Manutenção Preventiva

Atualizado: Jun 27

Um dos desafios do gestor de manutenção é conciliar uma parada preventiva de forma que tenha segurança, seja eficiente, seja produtiva e tenha um custo controlado. Difícil hein?! Para buscar esse objetivo, precisamos pensar em soluções que otimize o processo da manutenção preventiva.



Visando esse objetivo, vamos para algumas sugestões:


1. Padronização de Atividades


Pense em um completo detalhamento das tarefas da preventiva, entendendo cada atividade com profundidade, determinando o seu tempo real e as ferramentas necessárias para execução. Para fazer isso, o uso de uma planilha ajuda muito. Conseguiu imaginar? Conseguiu planilhar?

Agora, sabendo o tempo das atividades, pense em como fazer a melhor distribuição no seu time, dividindo essas atividades entre eles sem sobrecarregar um ou outro mecânico, buscando um nivelamento. Esse exercício será bem sucedido se você conseguir que eles iniciem as tarefas juntos e terminem quase ao mesmo tempo.



2. Gestão de Materiais


Essa gestão é mais do que ter o material disponível. É ter o material preparado no local e na bancada de trabalho, já pronto para aplicação.

Quando o equipamento pára, o técnico tem que ter todo material de fácil acesso, se ele tiver que desembrulhar peça da embalagem, ter que sair do local para buscar a peça em outro ponto ou ter que começar a abrir caixas e fazer a conferência ali, com equipamento parado, vai um grande desperdício tem tempo.



3. Distribuição de Ferramentas


As ferramentas colocadas, de forma organizada, em um painel com sua respectiva sombra desenhada, facilita muito as atividades. O tempo desperdiçado procurando ferramentas dentro de caixa pode parecer curto, mas ao longo de um período vai mostrar como o processo é improdutivo.



4. Qualificação da Equipe

Treine sua equipe em competências técnicas, mas extrapole esse limite! Leve treinamentos de segurança associados às atividades, para que possam criar percepção de risco nas tarefas. Treine também em competências voltadas para melhorar a processo, como Pensamento Enxuto. Com certeza vai expandir a visão de aplicação e a preventiva vai melhorar!


Treine sua equipe em competências técnicas, mas treine também em competências voltadas para melhorar processo, como Pensamento Enxuto.


Se você já aplica ou percebe que sua manutenção já tem essa rotina, comente sobre os resultados vistos. Caso ainda não tenha implantado, pense na sugestões. Espero que se inspirado!



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo