• Mak

Cuidados com as mãos

Grande parte dos acidentes de trabalho ocorrem em mãos e dedos, são lesões como prensamento, corte ou a própria perda do membro. Diversas situações da rotina de manutenção expõe a pessoa a este tipo de risco e é importante que possamos ter a percepção dessas condições e nos proteger do acidente.




O uso de luvas que é o equipamento de proteção individual (EPI) é fundamental, mas somente ele não é suficiente, é preciso analisar o risco das tarefas que serão feitas, avaliar se está exposto, se precisa de uma ferramenta especial, se a condição da atividade é da melhor forma, se está usando os recursos adequados e por aí vai!

O uso de luvas é fundamental, mas não é suficiente, é preciso analisar o risco das tarefas que serão feitas.

Precisamos também pensar no pós atividade, nas melhorias. Se aquela atividade ocorrer novamente, tem algum dispositivo, ferramenta ou melhoria que possa ser adquirido ou fabricado para reduzir a exposição ao risco?

Procure saber as estatísticas de acidentes com mãos e dedos na sua empresa, procure saber quais as atividades que mais ocorrem e pense em maneiras de melhorar essas situações. Leve essa mensagem para os seus liderados ou seus colegas de trabalho. Espero que tenha se inspirado!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo